domingo, 1 de maio de 2011

Como conseguir o Speedy da Telefonica


Desperdiçando um lindo final de semana a consultar na Internet via modem 3G, levantei algumas informações que podem fazer com que a Telefonica passe a respeitar mais seus consumidores e atender a demanda do Speedy na região. Para isso deve haver o empenho e o comprometimento em cobrar direitos que as Leis garantem aos consumidores.

Recomendo que acessem a LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997 que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional nº 8, de 1995.

Segue alguns comentários da RESOLUÇÃO Nº 272, DE 9 DE AGOSTO DE 2001 que Aprova o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia SCM.

TÍTULO III
Da Prestação do Serviço

CAPÍTULO III
Art. 55. Sem prejuízo do disposto na legislação aplicável, as prestadoras de SCM têm a obrigação de:
I - não recusar o atendimento a pessoas cujas dependências estejam localizadas na área de prestação do serviço, nem impor condições discriminatórias, salvo nos casos em que a pessoa se encontrar em área geográfica ainda não atendida pela rede, conforme cronograma de implantação constante do termo de autorização;
...
Acredito que seu endereço esteja localizado em área geográfica atendida pelo serviço. Seus vizinhos têm Speedy? Então está.

CAPÍTULO IV
Dos Direitos e Deveres dos Assinantes
Art. 59. O assinante do SCM têm direito, sem prejuízo do disposto na legislação aplicável:
I - de acesso ao serviço, mediante contratação junto a uma prestadora;
II - à liberdade de escolha da prestadora;
III - ao tratamento não discriminatório quanto às condições de acesso e fruição do serviço;
...
Aqui também a Lei garante nossos direitos.

CAPÍTULO III
Dos Direitos e Obrigações da Prestadora

Art. 52. A prestadora não pode impedir, por contrato ou por qualquer outro meio, que o assinante seja servido por outras redes ou serviços de telecomunicações.
...
Porque os cabos que chegam até a porta de casa só podem ser utilizados para o ADSL da Telefonica? Porque não a Brasil Telecom, Oi, Telemig ou Embratel???

Art. 53. Face a reclamações e dúvidas dos assinantes a prestadora deve fornecer imediato esclarecimento e sanar o problema com a maior brevidade possível.
Parágrafo único. O acúmulo de reclamações da mesma natureza por parte de diferentes assinantes poderá ser objeto de diligência da Anatel.
...
Aqui é onde podemos pegar a Telefonica pelo pé. Não adiante eu abrir vários chamados junto a ANATEL. O que resolve é se vários consumidores abrirem chamados na ANATEL. Com isso a ANATEL será obrigada a fazer uma diligência para saber o que está acontecendo na região, se está sendo cumprido o cronograma de investimentos em infraestrutura. Quem sabe assim a Telefonica investe mais em centrais com capacidade para atender a demanda regional.
Quem não chora não mama... Vamos pegar pesado para, quem sabe, termos fibra ótica com 30 ou 100 Megas disponível num futuro próximo.

Como abrir chamado na ANATEL



Primeiro ligue para a Telefonica e faça sua reclamação ou pedido do Speedy. Diante da negação, peça o número do Protocolo do Atendimento. Se disserem que não foi possível gerar um protocolo, peça o número do Atendimento e nome do atendente. Anote junto com a data e a hora da ligação. Guarde esses dados.
Segue uma "Receita de Bolo" para agilizar a reclamação na ANATEL.

1- Acesse o site http://www.anatel.gov.br/
2- No menu à esquerda clique em "Informações e Consultas" -> "Fale Conosco"
3- Clique em "Atendimento Eletrônico".
4- Caso ainda não seja cadastrado, entre com seus dados clicando em "Ainda não sou cadastrado" e depois volte a página de login.
5- Faça o login e em Termo de rosponsabilidade, clique em "Concordo".
6- Clique em "Cadastrar Solicitação"
7- Clique em "Avançar" e escolha as seguintes opções na sequência abaixo.
7- Em "Tipo de Atendimento" -> "Reclamação"
8- Em "Serviço" -> "Serviço de Comunicação Multimídia"
9- Em "Modalidade de Serviço" -> "Banda Larga - ADSL"
10- Em Motivo -> "Atendimento"
11- Em Submotivo -> "Outros"
12- Aparecerá a tela de Diagnóstico aparecerá seus dados. Selecione o "Reclamado" -> Telefônica.
13- Descreva de forma simples e direta seu problema, clique em "Confirmar", depois em "Abrir Chamado".

A partir dai, a Telefonica terá 5 dias para entrar em contato com você para lhe dizer o que já disse antes: Que não tem disponibilidade, bla, bla, bla...
Não perca tempo! Diga ao contato da Telefonica que você não aceita seus argumentos, que irá reabrir o chamado junto a ANATEL e desligue.
Você receberá posteriormente um e-mail da ANATEL com a resposta da telefônica. Acesse o link, faça o login, clique no chamado e no final da página escolha "Opções" -> "Reabrir Chamado".
Faça isto quantas vezes forem necessárias. Ou a Telefonica soluciona o seu problema ou vai ter problemas com a ANATEL.

Lembrando: Quem não chora não mama. Se a choradeira for grande, vai ter leite para todos.

9 comentários:

  1. Se todo mundo começar a reclamar, com certeza alguma coisa vai melhorar. Parabéns pela iniciativa.

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  2. Na condição de webmaster e webdesigner, meu trabalho depende única e exclusivamente de um acesso ADSL, neste caso, o Speedy da Telefonica.
    Mesmo depois de mais de 20 anos como cliente da telefônica, tenho como resposta que não há disponibilidade do serviço Speedy para o endereço onde me mudei recentemente. Segundo o atendente, a linha não possui estabilidade para a disponibilização do serviço de banda larga.
    Não consigo entender porque a Telefonica investe maciçamente em publicidade para oferecer o Speedy e não aprimora a qualidade de atendimento do serviço onde já existe uma grande demanda.
    No Litoral Norte paulista, tenho conhecimento de mais de uma centena de casos semelhantes, onde a Telefônica liga a linha, mas não disponibiliza o Speedy. Acredito que isso ocorra em outras regiões atendidas pela Telefônica.
    Da próxima vez que mudar de endereço talvez eu deva consultar antes a Telefônica para saber onde tem Speedy disponível. Desta maneira, além de controlar o monopólio da telefonia fixa e acesso ADSL, a Telefonica passa também a controlar onde devo morar se quiser usufruir de seus serviços com qualidade e estabilidade. Só que cada vez que eu ligo para a Telefonica perguntando onde tem Speedy, eles não me respondem.
    Fico frustrado por não saber onde devo morar!
    Enquanto isso a Telefonica continua... “Clica! Dá um Speedy nisso!”

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  3. Telefonica tem problemas não só em Ubatuba, é um problema de infra que eles tem muito foda, se você reparar mesmo quando esta funcionando ela só carrega direito os sites que tenham servidores brasileiros, exemplo o uol.com.br sempre abre, mas por exemplo o orkut.com.br demora para carregar por que o servidor estqa nos EUA, chega a ser vergonhoso a Telefonica vendere um serviço que não tem infra para suprir, estão se utilizando do povo que não tem muito conhecimento para ganhar dinheiro, uma dica: Anatel e processos, vai perder algum tempo com isso, mas se o povo se unir creio que de certo, boa sorte!
    Luiz Henrique

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  4. Ja liguei mil vezes e nada, não consigo e agora nem numero de protocolo eles disponibilizam mais spó em casos de compra é INADMISSIVEL uma coisa dessa, só propaganda enganosa hoje em dia e a Dilma querendo dar inter só que nem disponibillidade em SÃO PAULO CAPITAL não tem imagine no interiror e etc...

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  5. Oi amigo, tbm sou aqui do litoral de SP, só que do litoral SUL, mais de 10 anos que venho tentando o speedy, você teve algum resultado positivo?

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  6. O ultimo comentário aqui foi meu, feito em 22 nov. de 2011, informo que ainda não tenho disponibilidade em meu bairro

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Eu há algum tempo fiz exatamente como o blogueiro relata, contudo, de posse dos inúmeros protocolos com a negativa por escrito da Telefônica, me dirigi pessoalmente à Anatel em São Paulo e resolvi o problema. Tiveram que instalar o Speedy. Ocorre que eles ficam dando desculpas pelo fato de estarem esperando mais demanda (mais clientes interessados)para realizar a expansão dos equipamentos que é cara. E se não há uma demanda mínima eles dão essas desculpas esfarrapadas. Mas usem os seus direitos para se prevalecerem.

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  8. Tenho a linha e não comnsigo speedy no CEP 12509-640 pq vivem dizendo Q n tem como instalar speedy lá. Me poupe telefônica quero o speedy com urgência coloquem mais como hr

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